6 PASSOS PARA MONTAR UMA SALA DE BANHO EM CASA

Depois de um longo dia tudo que queremos é tomar um bom banho e relaxar. Por que não fazê-lo em seu próprio spa em casa? Aprenda a decorá-lo!

O momento do banho representa, para muitos, uma forma de relaxar e se tranquilizar – principalmente nos dias de hoje, quando a correria é onipresente nas rotinas. Quase um ritual, é importante separar esse tempo para si mesmo. É dessa necessidade que surgem cada vez mais banheiros com características de spas, como banheiras com hidromassagem e muito conforto. O arquiteto Ricardo Gutemberg dá dicas para quem deseja repaginar este ambiente e potencializar a tranquilidade:

1. Com ou sem banheira

Passo 1

O suprassumo dos banheiros inspirados em spas é, sem dúvidas, a hidromassagem. A sala de banho desenhada por Ricardo tem 20 metros quadrados, mas dependendo do tamanho do espaço e como o morador precisa aproveitá-lo não é possível ter uma banheira. O arquiteto sugere, nesses casos, hidromassagens verticais ou saunas que podem ser embutidas no box e trazem um pouco dessa experiência até para os menores ambientes.

2. Pense nos revestimentos

Passo 2

Para manter a decoração sempre em dia, prefira revestimentos atemporais, como o mármore. Ricardo aponta também que porcelanatos em grandes dimensões estão em alta. Na sala de banho carioca, o arquiteto usou revestimentos 3D para trazer modernidade e brincar com as profundidades do espaço, deixando-o mais dinâmico.

A escolha da funcionalidade no box também influenciará muito nos revestimentos: caso queria fazer uma sauna, precisará de um material resistente à altas temperaturas e umidade.

3. Toques de cor

Passo 3

As cores claras dominarão o décor, aumentando a sensação de amplitude e enfatizando a serenidade e o aconchego.

4. Lazer

Passo 4

A TV no canto da sala de banho permite que os moradores relaxem e assistam a um bom filme enquanto imersos na banheira. Também é possível criar um espaço para leitura, com suportes para tal inclusive enquanto se está dentro da água, transformando o ambiente em um refúgio do caos da vida moderna. Aproveite a tecnologia e invista também na automação do espaço, tornando-o mais cômodo!

5. Iluminação

Passo 5

Mais comum, a iluminação pontual por meio dos spots pode ser acompanhada de um pendente, que traz um efeito de luz central. No projeto, Ricardo usou uma peça de cristais Swarovski, um contraponto clássico para a parede contemporânea.

O arquiteto enfatiza a importância de balizadores e arandelas. Eles criam camadas de iluminação e podem ser ligados durante a noite para facilitar a ida ao banheiro, sem que todas as luzes sejam acesas.

Dimmers e luzes indiretas como essas também dão um ar mais intimista e romântico à sala de banho.

6. Paisagismo

Passo 6

Como todos os ambientes verdadeiramente estilosos tem verde em abundância, uma sala de banho não seria exceção: nela vale tudo, desde vasos espalhados até pequenos jardins internos e paredes verdes.

Matéria publicada por Casa Claudia em 08 de dezembro de 2016

Esta entrada foi publicada em Banheiros, Decoração, Espaços Multifuncionais. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>