ESPAÇO ALANA – RODRIGO OHTAKE ARQUITETURA E DESIGN

Espa 1

  • Estrutura: Coluna Estrutural
  • Fundações: Coluna Estrutural
  • Construção: Alfama
  • Instalações: Smart Services
  • Luminotécnica: Rodrigo Ohtake arquitetura e design e Smart Services
  • Paisagismo: Rodrigo Ohtake arquitetura e design

Espa 2Do arquiteto. O instituto Alana é uma ONG voltada ao desenvolvimento infanto-juvenil. O projeto da sede Jardim Pantanal procurou conceber um espaço em que a entidade pudesse consolidar suas ações na região, extremamente carente, e oferecer à comunidade um local para socialização e desenvolvimento de atividades coletivas.

Espa 3

Espa 4O centro cultural tem o programa criado em conjunto com a comunidade e conta com biblioteca comunitária, escola de música, auditório, cantina, abriga a associação da comunidade, a administração e uma praça coberta de 800m².

Espa 5

Espa 6

O projeto ocupa o terreno de forma a preservar as características urbanas familiares à comunidade sem abrir mão de torna-lo um local de referência. Planos de vidro com caixilhos regulares, superfícies curvilíneas com cor e a marquise translúcida são exemplos da alta qualidade no emprego dos materiais na configuração dos espaços, que se contrapõe à escala sutil do projeto e das soluções de implantação.

Espa 7

Espa 8O conjunto se qualifica de modo delicado, sem modificar o sentido local, mas oferecendo a ele soluções técnicas inovadoras e atributos estéticos arrojados.

Espa 9

Espa 10A marquise sintetiza estas qualidades. Além de delinear o espaço entre a cidade e o lote, tornando-o livre econvidativo, sua forma singular é contundente e a aplicação dos materiais é cuidadosamente concebida. Sua presença forte se dissolve na experiência do visitante graças ao material translúcido, que abriga sem confinar.

Espa 11

Matéria publicada por Arch Daily em 02 de dezembro de 2016

Esta entrada foi publicada em Arquitetura, Cultura, Design. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>