APARTAMENTO MA – ESTÚDIO MRGB

GIF

  • Arquitetos: Estúdio MRGB
  • Localização: Brasília – Distrito Federal, Brasil
  • Área: 140.0 m²
  • Ano do projeto: 2015
  • Fotografias: Haruo Mikami
  • Fabricantes: Estúdio MRGB, GR interiores, Sonotto – Legneto
  • Colaboradores: Ana Orefice, Rodolfo Marques, Flavia Groba
  • Autores: Igor Campos, Hermes Romão
  • Construtora: WW Arquitetura & Construção

Ap 2

“Um apartamento contemporâneo mas com clara filiação ao desing moderno da moradia coletiva do início da construção de Brasília”. Essa foi a orientação que, à época, obtivemos de nossos clientes hoje, queridos amigos, quando do início da elaboração do projeto arquitetônico de reforma e adequação do apartamento MA, localizado na área central de Brasília.

 

Estabelecida a premissa conceitual do projeto a intenção foi alcançar uma solução que conciliasse a dinâmica da vida contemporânea à luz dos conceitos do habitar peculiar da escala residencial de Brasília, idealizada pelo arquiteto Lúcio Costa. O horizonte desimpedido, a fluidez espacial e a generosidade dos espa ços que constituem a Urbs de Brasília são algumas das características impregnadas nos projetos elaborados pelo escritório de Brasília, Estúdio MRGB. Evidentemente, esses princípios se apresentam em maior ou menor intensidade diante dos temas com os quais os arquitetos se deparam no exercício da profissão. No apartamento RMA a fluidez, a permeabilidade e a generosidade espacial estão presentes, em especial, nas áreas de estar, jantar e de trabalho. Os ambientes são totalmente integrados e seus limiteis configurados com sutileza, resguardando a cada um deles as especificidades de suas funções. Os olhares percorrem, sem obstrução, todos os ambientes e permitem a compreensão clara e objetiva dos espaços de socialização.O apreço tanto dos clientes como do Estúdio MRGB pelo do design da década de sessenta é assegurado pelo mobiliário que protagoniza a atmosfera pretendida. As peças que integram os espaços foram desenhadas pelos grandes mestres nacionais, arquitetos Sérgio Rodrigues e Paulo Mendes da Rocha.

Ap 3

 

Ap 4

Florence Knoll e Charles Ray Eames contribuem, igualmente, com a valorização dos ambientes em perfeita harmonia com com as peças contemporâneas concebidas pela nova e promissora geração de designers brasileiros, Jader Almeida e Fernando Prado. O limite entre as áreas intima e social é definido pelo painel ripado em madeira, localizado ao fundo da sala. Integrada ao extenso plano de madeira a porta de acesso que dá cesso ao quarto do casal mimetiza-se na trama vertical. Esses elementos conferem, ademais, a privacidade o conforto e o bem estar necessários ao perfeito aproveitamento dos espaços íntimos e social devidamente setorizados. Na extremidade oposta ao painel de madeira está localizada a galeria de exposição cuidadosamente projetada para valorizar as obras de arte do casal. Por último, e em estreita relação com a cidade, um painel de azulejos personalizado com motivos geométricos foi desenhado pelo Estúdio MRGB em clara alusão ao artista plástico Athos Bulcão que, por força de sua presença nas principais obras arquitetônicas da cidade de Brasília, tornou-se uma referência para os arquitetos, artistas plásticos e cidadãos de Brasília.

 
 Ap 5

Matéria publicada por Arch Daily em 29 de outubro de 2016

Esta entrada foi publicada em Apartamentos pequenos, Arquitetura. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>