MOBILIÁRIO HÍBRIDO PARA AMBIENTES FLEXÍVEIS E VERSATÉIS

De acordo com o dicionário da língua portuguesa, híbrido se refere a algo que resulta da mistura de dois ou mais elementos diferentes. E em tempos em que a praticidade ganha estímulos diversos, os designers voltam suas mentes para projetar peças que tenham mais de uma característica. Com isso, ganha ainda mais força a proposta do mobiliário híbrido.

É verdade que iniciativas desse gênero não são novas e há diversos exemplos que nasceram na última década. Contudo, a crescente diminuição da área útil dos imóveis, as ações de economia compartilhada, além da coexistência muito próxima do que é público e privado, também estimulam esse conceito.

Hoje, além das casas serem alugadas temporariamente pelo Airbnb, essa mesma residência pode sediar peças de teatro e encontros culturais – incluindo a oferta de refeições para os convidados. São atividades que mostram que as casas têm deixado de ser apenas um ambiente privado para se transformarem em hubs sociais. Os lares estão assumindo novos contextos, mais abertos ao receber, integrados ao espaço externo e, algumas vezes, incorporando funções antes restritas a ambientes públicos. Tudo isso representa uma mudança no morar e no mobiliário.

Em nenhum momento os espaços e os móveis perdem seu caráter e personalidade

Cook 1

MOBILIÁRIO HÍBRIDO NA LINHA RESIDENCIAL

Nessa realidade, o mobiliário e os acessórios precisam corresponder às novas atitudes e comportamentos desse público. Um exemplo dessa tendência é a Cooking Table (foto), do designer alemão Moritz Putzier. O produto é indicado pelo Trend Lab, laboratório de pesquisa e centro de inteligência do Salone del Mobile (Feira Internacional do Móvel de Milão).

Trata-se de uma mesa que pode ser usada tanto na sala quanto na cozinha. Seu diferencial é a fenda projetada no meio do tampo, onde os queimadores podem ser montados e movidos de um lado ao outro, conforme a necessidade. A proposta recebeu o prêmio Interieur Awards, da Bienal de Design de Interiores de Kortrijk (Bélgica).

 


Cooking Table, do designer alemão Moritz Putzier

Na linha de artigos e acessórios para a casa, um exemplo citado é a coleção de louça cerâmica vencedora do Award Grã-Bretanha. Todas as tigelas, copos e pratos da linha Share.Food têm bases inclinadas – “convidando” os usuários a partilharem a comida. A coleção é assinada pela designer turca Bilge Nur Saltik e cumpre uma função prática e simbólica: “cria um equilíbrio delicado que convida a uma refeição e fomenta a generosidade e o compartilhar”, aponta o Trend Lab.

Cook 6

Mobiliário híbrido no design de interiores

O conceito híbrido se espalha por toda a casa e ganha muita relevância para crianças brincarem, estudarem e descansarem. Essa é a proposta do Interiors for Student, ou quarto para estudantes, em tradução livre, um ambiente pensado para duas crianças e com dois pisos. O projeto é do estúdio russo Ruetemple.

Projetado para dois ambientes, em um deles, um cubo adaptável e modular sobre rodas pode abrigar sofá ou cama. Fechado, o cubo se transforma em uma sala miniatura. Fácil de ser montado e reconfigurado em diversas formas, a iniciativa auxilia também na imaginação dos pais e das crianças, que podem projetar diversos espaços.

Já no nível superior, com teto rebaixado, o piso foi parcialmente substituído por redes suspensas, que podem ser utilizadas para leitura ou relaxamento. O cômodo também é iluminado por claraboias. Completam o ambiente outros móveis fixos, como mesa de estudo, guarda-roupa e prateleiras, feitos de madeira clara para dar sensação de continuidade e para contrastar com a madeira escura do cubo. O quarto, como um todo, convida a compartilhar espaços e à interação com o mobiliário híbrido.

Projeto Interiors for Student, do estúdio russo Ruetemple.

Mobiliário híbrido – residencial e comercial

Da mesma forma como as casas, os ambientes profissionais estão passando por transformações. Aqui, vale lembrar das empresas e startups do Vale do Silício, que promovem seus escritórios e ambientes flexíveis e versáteis. Muitos locais oferecem espaços de lazer aos funcionários ou permitem que animais de estimação sejam levados ao trabalho. O objetivo das empresas é priorizar as pessoas e seu bem-estar.

O alto custo dos imóveis comerciais, a difícil mobilidade nas metrópoles e a crescente demanda dos trabalhos de freelancer ou consultoria são  alguns dos pontos observados para a crescente demanda do home office, o que traz a necessidade de casas e espaços que cumpram a dupla função.

“Queremos espaços de trabalho que podem ser utilizados também para o lazer”
David Adjaye, arquiteto

Cook 13Criadas por Jasper Morrison para a Vitra, a poltrona e a mesa Occasional (foto acima) são peças que ajudam a exemplificar a tendência dos móveis híbridos. Ambas podem ser utilizadas em interiores domésticos ou locais públicos, como escritórios, hotéis, salas de espera, entre outros.

No Brasil, também podemos citar os produtos da linha “Pronto para levar” de Fernando Jaeger. Diversos produtos da coleção atendem ao conceito do mobiliário híbrido, podendo compor projetos residenciais e corporativos ao mesmo tempo. Toda a linha é inspirada no dia a dia das pessoas, nas várias possibilidades da boa marcenaria e no uso alternativo da madeira e de outras matérias-primas.

O buffet Madero, por exemplo, pode guardar louças, livros, brinquedos, roupas e sapatos, ou pode ser usado em salas, quartos, cozinha e área de escritório. No ambiente “Criar” estão presentes ainda a Mesa Tech, a Cadeira London e o Cabideiro Ponto.

Cook 14O Anfíbio também é um móvel híbrido. Trata-se de uma pia que combina com casas, estúdios ou escritórios. Assinada por Matteo Ragni e produzida por Azzurra Ceramica, é uma bacia central espaçosa com duas bordas laterais que podem receber copos e xícaras já lavadas. Na parte de trás, nichos para armazenar esponjas, sabão e detergente.

Cook 15

Mais interação e possibilidades de uso

As mesas costumam ocupar bastante espaço em um projeto de ambientes. Pensando em dar uma solução a isso, o Studio Matt Gagnon criou a Clark Table, uma peça que pode ser utilizada para trabalhar, jogar ou jantar e é especialmente projetada para atividades em grupo.

A peça é triangular com cantos arredondados e tem vários nichos de armazenamento. No meio, uma escotilha faz um nicho que pode abrigar cabos eletrônicos e outros objetos. No entorno, mais nichos garantem que tudo fique ao alcance das mãos. Com essa configuração, a Clark Table combina perfeitamente com casas e escritórios e pode abrigar muitas atividades.

Clark Table, do Studio Matt Gagnon.

Outro ponto interessante apontado no estudo do Trend Lab, é que os espaços públicos também têm sido permeados pelo privado, com lojas e restaurantes reformando seus ambientes internos para que as pessoas literalmente ‘se sintam em casa’.

Para os profissionais que trabalham com design de interiores e mobiliário é importante acompanhar essa nova tendência de perto e pensar produtos e projetos que atendam a esse novo comportamento, com espaços e mobiliário híbrido, incentivando a interação.

Veja mais sobre no link: http://www.habitusbrasil.com/mobiliario-hibrido-ambientes-flexiveis-versateis/

Matéria publicada pela jornalista: Patrícia Blümel do, portal Habitus Brasil em 07 de outubro de 2016

 

Esta entrada foi publicada em Design, Móveis, Tendências. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

2 respostas a MOBILIÁRIO HÍBRIDO PARA AMBIENTES FLEXÍVEIS E VERSATÉIS

  1. Habitus Brasil disse:

    Olá pessoal, bom dia!

    Olá pessoal, tudo bem? Vimos e agradecemos a reprodução da nossa reportagem sobre os Móveis Híbridos no site de vocês, mas gostaríamos de solicitar gentilmente que fosse ativado o link para a publicação original nesse caso – http://www.habitusbrasil.com/mobiliario-hibrido-ambientes-flexiveis-versateis/

    Como vocês sabem, produzir conteúdo não é tarefa fácil e essa indicação nos ajuda com a audiência do canal – nosso pagamento, considerando que o conteúdo é ofertado gratuitamente. Assim, teremos condições de manter nosso trabalho ativo e gerar a audiência aos apoiadores do projeto.

    Agradecemos e estamos à disposição.

    Equipe Habitus Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>