DESIGN DE ARTIGOS DE LUXO TAMBÉM ATRAI FUNDOS

01

A moda de alto padrão não é a única área em que os fundos veem oportunidade de fechar negócio: o design de artigos de luxo está sendo encarado como uma nova fronteira.

Andrea Bonomi, fundador e diretor-sênior do fundo Investindustrial, investiu em duas empresas de design de Milão nos últimos doze meses. Uma foi a empresa de luminárias de luxo Flos; a outra, no mês passado, foi a B&B italia criadora e fabricante móveis requintados. Juntos, os dois investimentos envolveram mais de Euro 500 milhões, segundo profissionais do mercado.

Para Bonomi, o setor de design de Milão tem o mesmo potencial para expansão internacional que o experimentado pelo setor de moda da cidade 30 anos atrás. Ele disse que a tendência rumo à urbanização e à vida urbana “inteligente” permite concluir que os consumidores se mostrarão muito interessados em pagar por artigos de luxo, móveis, luminárias e interiores de grife. O despontar de Milão como capital do design, com o crescimento do Salone del Mobile, sua feira anual de mobiliário, reproduziu a ascensão da cidade como o centro da moda prêt-à-porter na década de 80, que deu origem às grifes Armani, Versace e Cavalli.

Sobre seu período de farra de compras, Bonomi diz que quer reunir cinco ativos que cubram todos os aspectos da área de interiores. Ele calcula em dez anos o período necessário para realizar seu projeto. “Essa é uma operação de guerrilha. Estamos percorrendo rapidamente e com todo o ímpeto o espaço para criar essa LMVH das coisas”, disse ele recentemente ao “Financial Times”.

Bonomi não está sozinho em suas aspirações. Um grupo de investidores italianos, entre os quais Fabio Sattin e Giovanni Campolo, do grupo italiano Private Equity Partners, adquiriu recentemente a empresa italiana de móveis finos Gervasoni. Os investidores compraram o Gervasoni por meio da Italian Design Brands, que querem usar para adquirir mais marcas italianas de produtos de luxo e de interiores para desenvolver escala e concorrer em âmbito internacional.

matéria publicada no jornal Valor em 7 de julho de 2015.

Esta entrada foi publicada em Design, Negócios. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>