CASA COR SUSTENTÁVEL

Entre 26 de maio e 12 de julho no Jockey Club de São Paulo, a mostra traz ações que estimulam a acessibilidade, a economia de energia e o reúso de materiais.

PASSEIO ACOLHEDOR – Entusiasta da gentileza urbana, o paisagista Benedito Abbud desenhou, para a entrada do evento, um tipo de calçada possível de ser replicado no restante da metrópole – sem obstáculos para a circulação e com piso drenante. “A água da chuva penetra nas placas e, por meio de canaletas, chega a caixas vazadas, que se encarregam de hidratar o solo”, explica.

01

No croqui da calçada assinado pelo paisagista Benedito Abbud, as faixas de luz no piso facilitam a locomoção de pessoas com visão limitada. Como ficam 3 mm acima do nível do chão, também auxiliam cegos com bengala.

LED EM TODOS OS ESPAÇOS

 Pela primeira vez, 100% dos projetos utilizam lâmpadas e luminárias de LED, fornecidas pelo fabricante Brilia. A empresa ficou responsável por orientar arquitetos, decoradores e paisagistas no emprego do LED de forma a incrementar os efeitos de luz dos projetos e diminuir o gasto de energia elétrica. As opções abaixo são exemplos que substituem os itens menos .

02

1-A lâmpada Bulbo Filamento, da linha Intelligent, é livre de calor no facho de luz e consome apenas 4 W. Custa 57 reais.

2.Com 2 m, a fita Ultra 1300 tem potência de 15 W/m,capaz de iluminar o ambiente sem pontos extras. Por 215 reais.

3.Dimerizável, a AR70 Refletora vai bem em locais com pé-direito convencional. Vale 98 reais.

RUMO À CERTIFICAÇÃO

Esta edição da Casa Cor marca o início da parceria com a Inovatech Engenharia, que passa a cuidar da gestão da obra e implementar novos parâmetros sustentáveis. Já entrou em prática o gerenciamento dos resíduos dos canteiros de forma a propiciar o descarte correto e o reaproveitamento de materiais. “Esse é o primeiro passo. Queremos obter, até 2020, o certificado de alta eficiência ambiental Aqua-HQE, concedido pela Fundação Vanzolini”, afirma Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech Engenharia.

matéria publicada na revista Casa Claudia em maio de 2015 por Lorena Tabosa.


Esta entrada foi publicada em Agenda, Arquitetura. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>