O CONCEITO E SUA CONSTRUÇÃO

Todos os objetos, sobretudo os produtos criados pela civilização industrial, têm superfície. É para diferenciá-los, entre si e entre todos, que a superfície merece identidade. De preferência, única.

A partir de conceituações visuais criativamente introduzidas em cada aspecto básico – cor, textura, imagem – a área deixa de ser superficial para ser uma inovação estética: design de superfície.

Embora na retina da humanidade há milhares de anos, o design de superfície recém recebeu definição própria. Há poucas décadas se fez notar diante do olhar que faz escolhas.

No Brasil, o design de superfície (surface design em inglês) é praticamente desconhecido. Essa denominação foi apresentada aqui por Renata Rubim, na década de 80, após estudos nos EUA.

A designação é amplamente utilizada entre americanos: define todo o projeto elaborado por um designer, no que diz respeito ao tratamento e cor utilizados numa superfície, industrial ou não.

A rigor, é uma visualização técnica específica. Assim, um tecido estampado(como um lençol) é um projeto de designer de superfície: tem estudos de cor, de composição, de mercado consumidor, de tendências.

Também um tecido tramado num tear industrial (tecidos de lã para paletós, por ex.) é design de superfície; um tapete industrial, idem; azulejos de parede; papel de parede; papéis para embrulhar presentes; cortina de plástico para chuveiro etc.

Esse inúmeros outros exemplos tem origem diversa. Em conceito, porém, se enfeixam todos: são pensados e produzidos a partir da compreensão das ricas possibilidades de cada superfície.

Bem-vindo ao limiar do universo do design de superfície. Sem ele, nosso mundo não seria menos agradável. Mas com ele, o mundo se desenha muito mais admirável e desejável.

Renata Rubim é designer de superfícies e consultora de cores. Autora de “Desenhando a Superfície”, Ed. Rosari – SP colabora com a difusão do design em projetos industriais e educativos. Premiada pelo Idea Brasil e IF nos anos de 2012 e 2013 e no Bornancini 2009. Participação nas Bienais Íbero Americana e Brasileira de Design e treinamento Núcleo de Inteligência Estratégica & Design (NIED) da Siq Marketing.

O NIED é o Laboratório de Ideias focado em empresas que não tem tempo à perder e buscam soluções “inovativas” e criativas para seus negócios em gestão, pesquisa, estratégia, design estratégico, branding, desenvolvimento de produtos, treinamento e relações com o mercado. Saiba mais: www.siqmarketing.com.br

Esta entrada foi publicada em Design de Superfícies. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>