+ design + sustentabilidade = a base da nova economia

A economia atual esta em um momento de transição para passar: de ser uma economia da destruição ambiental, poluição e exploração para uma economia onde a inovação e criatividade são o grande ativo e diferencial do mercado. Existem grandes oportunidades para empresas criativas e atentas as necessidades reais dos consumidores.

As empresas estão continuamente mudando e se adaptando as demandas do mercado e desejos dos usuários, é esta mudança ou evolução podemos chamar de boa saúde da empresa. Hoje o design é uma ferramenta inteligente que colabora para a saúde coorporativa e a sustentabilidade pode ser o modelo que nos leve a um novo sistema produção com melhoria  continua na utilização de insumos e processos, consumidores com mais consciência e um mercado mais maduro.

Sustentabilidade é um conjunto de ideias, relações e recursos; capazes de manter um projeto vivo, renovado, desenvolvendo-se e esta diretamente relacionado com a toma de decisão da empresa: política da empresa, definição de produtos, seleção de matérias primas e processos, comunicação e relacionamento com parceiros fornecedores e comunidade do seu entorno.

Com base em pesquisas sobre o comportamento do consumidor, grandes e médias corporações criaram seus próprios programas de avaliação de produtos, isto colabora para uma continua procura de redução de impacto ambiental para os produtos que fabricam ou comercializam. O resultado são novos produtos mais sustentáveis que são o diferencial competitivo do modelo de nova economia. Os indicadores utilizados para avaliar seus produtos ou serviços são: emissões de carbono, utilização de produtos químicos e consumo de recursos.

Para este processo dar certo o setor financeiro e a legislação já estão fazendo sua parte, muitas linhas de financiamento encontradas nas principais instituições bancarias incentivam a construção de cadeias produtivas mais sustentáveis em economias de base local e a lei de resíduos sólidos vem para dar um destino certo para os resíduos descartados sem causar danos ambientais.

Produtos mais sustentáveis são a base da nova economia, que já esta sendo desenvolvida, produtos com melhor design e mais sustentáveis geram lucro a longo prazo, reduzem custos a médio prazo e são preferência dos consumidores, a curto prazo.

Ch r i s t i a n   U l l m a n n

Consultor do NIED nas áreas de design, inovação e sustentabilidade para a criação e desenvolvimento de novos produtos. consultor para empresas, instituições e governo com ampla atuação no Brasil e Latino-américa. recebeu prêmios na Espanha, Itália, Brasil e Argentina. em 2001 criou iT Projetos – escritório de desenvolvimento de projetos e produtos socioambientalmente responsáveis, onde o design é utilizado como ferramenta para melhorar as interfaces entre cultura, criatividade, tradição, economia e tecnologia; promovendo atividades de geração de trabalho e renda, competitividade, desenvolvimento local e valorização do território

NIED – Núcleo de Inteligência Estratégica & Design, é a área estratégica da Siq Marketing que entrega um modelo colaborativo e co-participativo entre nossos especialistas e os profissionais de sua empresa. Com o propósito de potencializar negócios e produtos, promove novos desafios por meio de conhecimento estratégico de mercado e de design.

Este laboratório permanente de ideias e brainstorming, busca informações de tendências, comportamento e soluções inovadoras em todo o mundo, por meio de sua rede de especialistas com base em São Paulo – Brasil e Milão – Itália.

Esta entrada foi publicada em Design, Negócios, Sustentabilidade. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>